Quase toda a empresa nasce de uma capacidade: sabe fazer uma coisa e procura quem a compre. Esta lógica funciona enquanto a procura é abundante e a concorrência é escassa. Quando o mercado se enche de alternativas parecidas, a capacidade deixa de ser argumento e passa a ser o mínimo exigido para entrar na conversa.
É aqui que a ideia de estruturar a oferta a partir do desejo ganha interesse como exercício de raciocínio, independentemente de quem a formule. Em vez de perguntar o que sabemos fazer e a quem o podemos vender, pergunta-se o que as pessoas querem tornar-se, evitar ou conseguir, e só depois como a empresa organiza o que tem para responder a isso.
A inversão parece simples, mas obriga a decisões incómodas. Exige aceitar que parte do que a empresa faz bem não corresponde a desejo nenhum, e que parte do desejo mais forte do cliente não está coberta por nada do que a empresa vende hoje. Este texto percorre o mecanismo, um caso ilustrativo, as consequências para a gestão e para um território, e termina com uma regra prática.
O mecanismo: desejo não é necessidade nem preferência
Convém distinguir três coisas que costumam ser misturadas. A necessidade é aquilo de que o cliente não pode prescindir. A preferência é a escolha entre opções já visíveis. O desejo é a imagem de um resultado que ainda não está na prateleira, muitas vezes difícil de formular pelo próprio cliente. Quem pergunta diretamente o que ele quer obtém, na maioria dos casos, preferências sobre o que já existe.
Daqui decorre uma consequência metodológica. Para chegar ao desejo é preciso observar comportamentos, ouvir queixas, perceber o que as pessoas improvisam quando a oferta não as serve. A improvisação é o sinal mais honesto: quando alguém junta três soluções incompletas para resolver um problema, está a desenhar, sem saber, o produto que falta.
Estruturar a oferta a partir daí significa que o desejo funciona como princípio de organização. Os produtos, os serviços, os canais e até a ordem pela qual se apresenta o que existe passam a justificar-se pela distância que encurtam entre o cliente e o resultado imaginado. O que não encurta essa distância é ruído, por muito bem executado que seja.
Um caso hipotético: a oficina que descobriu o que vendia
Imagine-se uma pequena empresa que repara e restaura mobiliário. Durante anos descreveu-se pelo que faz: lixar, reparar, envernizar, estofar. Os clientes comparavam-na com outras oficinas e a conversa girava sempre em torno do prazo e do orçamento, ou seja, do que é mais fácil comparar.
Ao observar quem entrava pela porta, os gestores perceberam padrões. Uns queriam preservar a memória de uma peça herdada. Outros queriam que a casa parecesse habitada por uma história. Outros ainda queriam evitar a sensação de desperdício ao deitar fora algo que ainda servia. Nenhum destes desejos era sobre verniz.
Reorganizar a oferta a partir deles mudaria muita coisa. A forma de apresentar os serviços deixaria de ser uma lista de técnicas. A conversa inicial passaria a identificar o desejo antes de falar de intervenção. E haveria serviços novos, como o registo da história da peça, que custam pouco a produzir e valem muito para quem compra, enquanto outros, antes centrais, perderiam peso. É um exemplo genérico, mas mostra o essencial: o negócio é o mesmo, a lógica de construção é outra.
O que isto exige a quem gere
A primeira exigência é de corte. Estruturar a oferta por desejo obriga a decidir o que deixa de fazer parte dela. Muitas empresas acumulam produtos por inércia, por receio de perder uma venda ocasional ou por orgulho de capacidade técnica. Cada item que não responde a nenhum desejo claro dilui a mensagem e complica a operação.
A segunda é de coerência interna. Se a promessa se organiza em torno de um desejo, a formação da equipa, o atendimento, a embalagem, o pós-venda e o próprio ritmo de crescimento têm de o refletir. Uma marca que promete tranquilidade e responde com atrasos e burocracia desmente-se a si própria. Para quem pensa em replicar o modelo, seja por expansão própria ou por franquia, a questão é ainda mais séria: só se replica o que se consegue descrever sem depender da presença de quem o criou. Um desejo bem traduzido em processos replica-se. Um desejo que vive apenas na intuição do fundador não escala.
A terceira é de medição. Indicadores de produção e de vendas dizem pouco sobre se o desejo está a ser servido. É preciso perguntar se o cliente volta, se recomenda, se muda o que faz depois de comprar. Sem esse tipo de leitura, a empresa continua a otimizar a capacidade e a perder o fio do que realmente cria valor.
O mesmo raciocínio aplicado a um território
Quem gere um município, uma região ou uma associação empresarial enfrenta uma versão ampliada do mesmo problema. É frequente descrever o território pelo que tem: património, paisagem, indústria, solo disponível. A lista é verdadeira e quase sempre indistinguível da de outros territórios.
Partir do desejo implica perguntar o que procura quem poderia vir viver, investir ou trabalhar ali. Procura previsibilidade? Comunidade? Espaço para recomeçar? Proximidade a quem decide? A resposta altera prioridades concretas: que serviços se tornam essenciais, que atividades vale a pena atrair, que obstáculos administrativos pesam mais na decisão de quem hesita. Territórios que se organizam por capacidade acabam a competir por incentivos. Os que se organizam por desejo competem por razões para ficar, o que é bastante mais difícil de copiar.
Há também um risco. Desejos mudam, e uma oferta demasiado colada a um desejo passageiro envelhece depressa. A resposta prudente é distinguir entre desejos de fundo, ligados a segurança, pertença, autonomia e reconhecimento, e desejos de superfície, ligados a modas. A estrutura deve assentar nos primeiros e deixar os segundos como camadas renováveis.
Uma regra prática e uma pergunta
A regra é esta: antes de acrescentar ou manter qualquer produto, serviço ou iniciativa, formule numa frase o desejo que ele serve e a evidência observável de que esse desejo existe. Se a frase não sai, ou se a evidência é apenas a convicção interna da equipa, o item está a ocupar espaço que outro, mais ligado ao cliente, poderia ocupar.
Fica uma pergunta para quem lidera. Se amanhã retirasse da sua oferta tudo o que não consegue ligar a um desejo concreto de quem compra, o que restaria, e o que isso diz sobre aquilo que realmente tem vindo a vender?