Master Franchisee InsightsExpansão internacional e operações em rede
Análise da redação

Vender o que o cliente quer, ou o que a empresa sabe fazer?

Redação Master Franchisee Insights · 26 de outubro de 2026

Quase todas as empresas nascem de uma capacidade. Alguém sabe fazer bem uma coisa, monta uma estrutura à volta dessa competência e depois procura quem a compre. O caminho é natural e, muitas vezes, funciona nos primeiros tempos. O problema surge quando o crescimento exige mais do que competência: exige que a oferta seja compreendida, desejada e recomendada por pessoas que não pertencem ao círculo inicial.

A ideia de estruturar a oferta a partir do desejo inverte a ordem habitual. Em vez de perguntar o que a empresa consegue produzir e a quem o pode impingir, pergunta o que as pessoas procuram obter, evitar ou sentir, e só depois desenha o que será vendido. Este texto não avalia nenhum método em concreto. Usa a questão de fundo como pretexto para examinar o que muda, na prática, quando um gestor aceita fazer esta inversão.

A pergunta que organiza tudo o que se segue é simples e incómoda: a nossa oferta existe porque alguém a quer, ou porque nós sabemos fazê-la?

O que é, de facto, um desejo em termos de gestão

Desejo não é o mesmo que necessidade, e a diferença tem consequências operacionais. A necessidade é funcional e tende a ser satisfeita por qualquer fornecedor suficientemente competente. O desejo é mais difuso: mistura estatuto, tranquilidade, pertença, vontade de resolver um problema sem pensar nele. Quem vende apenas a função compete no preço. Quem compreende o desejo compete na relevância.

Para um gestor, o desejo é uma hipótese sobre o comportamento do cliente, e como qualquer hipótese pode estar errada. Isso obriga a um exercício raro: observar o que as pessoas fazem, e não apenas o que dizem. Um cliente que declara querer rapidez e, na prática, escolhe sempre a opção que lhe dá mais segurança está a revelar um desejo diferente do que enuncia. Quem desenha a oferta a partir do discurso, e não da conduta, constrói sobre areia.

Há ainda uma armadilha subtil. O desejo que a empresa julga identificar pode ser, afinal, o reflexo daquilo que ela própria gostaria de ser. Equipas muito apaixonadas pelo produto tendem a projetar nos clientes as suas próprias motivações. A disciplina consiste em separar o que a equipa admira do que o cliente procura.

Como o desejo reorganiza a oferta

Quando o ponto de partida muda, mudam as decisões que parecem técnicas. A composição do catálogo deixa de ser uma lista do que se sabe fazer e passa a ser uma resposta a perguntas concretas: que resultado quer a pessoa no fim? Que obstáculos encontra pelo caminho? Que parte da experiência é decisiva e que parte é ruído?

Imagine-se, a título puramente ilustrativo, uma pequena empresa de serviços de manutenção doméstica. A lógica de capacidade leva-a a oferecer uma longa lista de intervenções, cada uma com a sua descrição técnica. A lógica do desejo faz notar que o cliente, na verdade, quer deixar de se preocupar com a casa. A oferta reorganiza-se então em torno dessa tranquilidade: menos itens, mais previsibilidade, um único ponto de contacto, uma comunicação que antecipa problemas em vez de reagir a eles. As competências técnicas são as mesmas. O que mudou foi a forma de as embalar e de as comunicar.

Esta reorganização tem efeitos sobre a marca, que passa a significar uma promessa reconhecível e não um conjunto de atividades. Tem efeitos sobre a formação das equipas, que precisam de compreender o propósito da oferta e não apenas o procedimento. E tem efeitos sobre o preço, porque o valor percebido deixa de depender do custo de produção e passa a depender da relevância do resultado para quem compra.

Escala, franchising e o risco de perder o fio

Quem pensa em crescer, sobretudo por modelos replicáveis, enfrenta uma tensão particular. O desejo é, por natureza, contextual: o que atrai numa cidade pode ser indiferente noutra. A escala, pelo contrário, exige padronização. Como conciliar as duas coisas?

Uma resposta prudente é distinguir o que é essencial do que é adaptável. O núcleo do desejo, aquilo que a oferta promete, deve manter-se constante, porque é ele que dá identidade à marca. As formas de o concretizar podem variar com o território, com a cultura local, com os hábitos de consumo. Quem replica a forma sem compreender o desejo que a originou obtém cópias vazias. Quem replica o desejo e permite variações na forma tem maior probabilidade de crescer sem se diluir.

Isto vale para quem gere uma rede de unidades, mas também para quem gere um território. Uma autarquia ou uma agência de desenvolvimento regional que queira atrair investimento ou visitantes enfrenta o mesmo dilema: apresentar o que o território tem, ou o que as pessoas procuram nele. O inventário de recursos é útil, mas só ganha sentido quando se liga a um desejo concreto de quem escolhe onde investir, viver ou trabalhar.

Há um risco simétrico: seguir o desejo de forma tão servil que a empresa perde coerência. Uma oferta que muda a cada sinal do mercado deixa de significar alguma coisa. O desejo orienta, mas não substitui a capacidade de dizer não.

Regras práticas e a pergunta que fica

Algumas regras simples ajudam a levar a ideia para a rotina de gestão. Primeiro, antes de lançar ou reformular uma oferta, escrever numa frase o que a pessoa quer sentir ou resolver no fim, sem recorrer a termos técnicos. Se a frase não sair, o desejo ainda não está compreendido. Segundo, confrontar essa frase com comportamentos observados, e não apenas com opiniões recolhidas. Terceiro, testar em pequena escala antes de comprometer estrutura, porque o desejo é uma hipótese e as hipóteses merecem verificação barata.

Quarto, rever periodicamente quais as componentes da oferta que não contribuem para o desejo identificado. Muitas empresas acumulam serviços por inércia, e cada um deles consome atenção, formação e margem sem reforçar a promessa central. Cortar é, frequentemente, a decisão mais difícil e mais rentável.

Por fim, manter uma separação clara entre o que se deseja vender e o que se deseja ser. A identidade de uma empresa não precisa de ser sacrificada ao desejo do cliente, mas precisa de ser compatível com ele. Quando as duas coisas divergem de forma persistente, o mercado costuma resolver o assunto, e raramente a favor de quem insiste.

Fica, então, a pergunta para quem gere uma empresa ou um território: se amanhã perguntasse a dez pessoas diferentes porque escolhem a vossa oferta, as respostas coincidiriam com a promessa que julgam estar a fazer, ou revelariam um desejo que ainda não souberam nomear?

Atualizado em 2026-10-26

Análise propositiva da redação; os critérios apresentados são gerais e não substituem um diagnóstico documentado de cada situação.