Quase todas as empresas organizam a oferta pelo que sabem fazer. O catálogo reflete a fábrica, a loja reflete o inventário, o serviço reflete a equipa disponível. É uma lógica confortável, porque parte do que já existe e do que se controla. O problema é que o cliente não compra a partir do ponto de vista de quem produz. Compra a partir de uma vontade, muitas vezes difusa, que só ganha forma quando encontra algo que a satisfaz.
Organizar a oferta pelo desejo inverte o ponto de partida. Em vez de perguntar o que temos para vender, pergunta-se que vontade existe e como arrumar o que fazemos de modo a que essa vontade se reconheça na prateleira, no menu ou na proposta. Esta reflexão usa como pretexto a ideia de um método assim, sem pretender descrever o que quer que seja de concreto sobre quem o aplica. O que interessa é o raciocínio: se a oferta nasce do desejo, até que ponto pode ser copiada de um lugar para outro sem perder a razão de existir?
O que significa arrumar uma oferta pelo desejo
Imagine-se, num caso hipotético e genérico, um negócio de restauração que tem muitos pratos. A organização tradicional separa entradas, pratos principais e sobremesas, porque é assim que a cozinha trabalha. Uma organização pelo desejo poderia agrupar a mesma oferta por situações de procura: o que se quer comer quando se tem pouco tempo, o que se escolhe para partilhar, o que se pede para celebrar. A cozinha é a mesma, a carta é outra, e a decisão do cliente fica mais fácil.
O mecanismo é simples e exigente. Primeiro, é preciso identificar os desejos reais, o que obriga a observar comportamento e não apenas a perguntar. Quem responde a um inquérito diz o que acha razoável dizer; quem escolhe ao balcão revela o que quer. Segundo, é preciso aceitar que parte da oferta atual não encaixa em nenhum desejo claro e que isso é informação valiosa. Terceiro, é preciso decidir o que se corta, o que se reforça e o que se cria, sabendo que cada escolha tem custo operacional.
A regra prática é que um desejo só serve de eixo organizador se for reconhecível por alguém que nunca ouviu falar do negócio. Se a categoria exige explicação, ainda é uma categoria interna disfarçada de desejo.
Replicar sem diluir: o teste do território
A ideia de replicabilidade territorial levanta uma tensão que quem gere redes conhece bem. Para escalar, é preciso padronizar. Para ser relevante, é preciso adaptar. Quando a oferta se organiza pelo desejo, essa tensão ganha uma forma mais clara: o desejo de fundo pode ser universal, mas a sua expressão é local.
Pense-se, de novo em termos genéricos, numa marca que organiza a sua proposta em torno da vontade de reconforto. Em dois territórios diferentes, o reconforto pode ter sabores, rituais e horários distintos. Se a marca replica a forma, ou seja, os mesmos produtos e a mesma carta, arrisca-se a falhar no desejo. Se replica a lógica, isto é, a maneira de descobrir o desejo local e de arrumar a oferta em função dele, preserva o essencial e permite variação.
Isto sugere que o que se replica não é o produto, é o método de leitura do território. A pergunta que muda a decisão é esta: o que, na nossa operação, é núcleo inegociável e o que é superfície adaptável? Quem responde mal a esta pergunta ou fica rígido demais, e perde aderência local, ou fica flexível demais, e perde identidade.
Decisões concretas para quem gere uma empresa ou um território
Para o gestor de uma empresa, a primeira decisão é separar o que o cliente deseja do que a organização consegue entregar com eficiência. Nem tudo o que se deseja é rentável, e nem tudo o que é eficiente é desejado. O trabalho está na zona de interseção, e exige disciplina para abandonar produtos que dão trabalho a servir um desejo que ninguém tem.
Para quem pensa em expansão, seja por lojas próprias ou por franchising, a decisão central é documentar o método de leitura e não só o manual de execução. Um manual diz como fazer; um método ensina a decidir quando o manual não chega. Quem entra numa rede como parceiro precisa de critérios para adaptar sem trair a marca, e esses critérios têm de ser explícitos, discutíveis e testáveis.
Para quem gere um território, como um município ou uma região, a lógica é parecida. Um território também tem uma oferta, feita de comércio, serviços, paisagem, ofícios e hospitalidade. Organizá-la pelo desejo de quem a procura, residentes, visitantes e investidores, pode revelar lacunas e redundâncias que a lógica administrativa esconde. O risco é copiar o rótulo de outro lugar sem copiar a razão que o sustentava.
Perguntas que mudam a leitura
Há três perguntas que servem de teste a qualquer negócio ou território que queira seguir este caminho. A primeira: se retirássemos os nossos nomes internos de produtos e serviços, o cliente saberia onde encontrar o que procura? A segunda: o que na nossa oferta existe apenas por inércia, porque sempre existiu? A terceira: se abríssemos amanhã noutro lugar, o que levaríamos connosco e o que teríamos de aprender de novo?
A resposta honesta a estas perguntas tende a ser desconfortável, porque expõe decisões antigas que ninguém reviu. Mas é precisamente esse desconforto que indica onde está o trabalho. Uma oferta organizada pelo desejo não é uma moda de comunicação; é uma disciplina de gestão que obriga a escutar, a escolher e a aceitar que escalar é sobretudo transmitir uma forma de pensar.
Resta a pergunta final ao leitor: na sua organização, quem tem a responsabilidade de traduzir o que as pessoas querem em decisões sobre o que se vende e onde? Se a resposta for ninguém em particular, talvez seja aí que começa a mudança.