Quase toda a empresa nasce com uma lista de coisas que sabe fazer. Produtos, serviços, processos, equipamentos. A tentação natural é transformar essa lista numa montra e esperar que apareça quem a queira. Funciona durante algum tempo, sobretudo quando o mercado é pequeno e a concorrência é pouca. Depois deixa de funcionar, e a explicação habitual é que o mercado está difícil, que os clientes só olham ao custo, que ninguém valoriza a qualidade.
Há uma leitura alternativa, que merece ser levada a sério: talvez o problema não esteja no mercado, mas na direção em que a oferta foi construída. Uma oferta desenhada de dentro para fora parte do que a empresa tem. Uma oferta desenhada a partir do desejo parte do que uma pessoa concreta quer sentir, resolver ou evitar, e só depois pergunta o que a empresa precisa de ter para o entregar.
A diferença parece subtil, mas altera tudo o que vem a seguir: o que se produz, como se comunica, onde se vende, que pessoas se contratam e que investimentos se adiam. Este texto não afirma nada sobre nenhum caso concreto. Usa a ideia como pretexto para pensar como se desenha uma oferta e que perguntas mudam a leitura de quem decide.
O desejo não é a necessidade
Convém separar duas coisas que se confundem com facilidade. A necessidade é funcional e, em regra, partilhada por muita gente: precisar de transporte, de alimentação, de uma ferramenta que faça determinada tarefa. O desejo é mais específico e mais emocional: querer chegar a um sítio de determinada maneira, comer de um modo que diga algo sobre quem se é, usar uma ferramenta que dê confiança diante de pares.
Quem vende apenas a necessidade compete num terreno onde a comparação é fácil, porque o critério de escolha tende a ser o mais mensurável. Quem entende o desejo compete num terreno onde a comparação é mais difícil, porque o critério de escolha passa a incluir identidade, pertença, tranquilidade, estatuto discreto ou prazer. Isso não torna a oferta imune à concorrência, mas muda o tipo de concorrência que enfrenta.
Um caso hipotético e genérico ajuda a ilustrar. Imagine-se uma empresa que presta um serviço comum, procurado por muita gente por razões práticas. Se o seu discurso se limitar à função, será um entre muitos. Se perceber que um grupo pequeno de clientes procura aquele serviço porque quer sentir que cuidou bem de algo que lhe importa, pode construir uma oferta pensada para esse sentimento, e não apenas para a função. A função continua lá, mas deixa de ser o argumento principal.
O subnicho como unidade de desenho
Falar de subnicho é falar de uma fatia do mercado suficientemente definida para que o desejo seja reconhecível. Num mercado amplo, o desejo médio é vago e a oferta que lhe responde tende a ser genérica. Num subnicho, o desejo é nítido, a linguagem é partilhada e as objeções são previsíveis, o que permite desenhar uma oferta com muito menos desperdício.
Há um mecanismo económico por trás disto. Quando a oferta é genérica, a empresa gasta recursos a convencer pessoas que nunca vão comprar, e a perder pessoas que comprariam se a oferta lhes falasse diretamente. Quando é específica, a comunicação concentra-se, a taxa de conversão tende a subir e o boca a boca funciona melhor, porque quem recomenda sabe exatamente a quem e porquê.
Mas o subnicho tem um custo, que convém nomear. Ao dizer a alguém que a oferta é para ele, a empresa diz a outros que não é para eles. Essa renúncia assusta quem gere uma empresa pequena, habituada a aceitar qualquer cliente que apareça. A regra prática é perguntar, antes de definir o subnicho, quais são os clientes que a empresa aceita perder sem dor, e quais aqueles cuja perda seria um sinal de erro. A resposta a esta pergunta desenha a fronteira com mais rigor do que qualquer estudo.
Quando escalar muda a natureza da oferta
Uma oferta bem ancorada num subnicho tem um problema curioso: quanto mais precisa é, mais difícil parece replicá-la. O que funciona numa cidade, num bairro, numa comunidade de interesse, depende de um conhecimento fino que não se transfere por manual. É aqui que se decide se um negócio cresce ou se dilui.
Existem pelo menos três caminhos. O primeiro é escalar sem mudar de subnicho, replicando o modelo em territórios diferentes onde o mesmo desejo exista. Exige que a empresa saiba descrever o desejo com clareza suficiente para que outros o reconheçam, e isso obriga a explicitar o que antes era intuição. O segundo é escalar através de subnichos adjacentes, usando a competência já construída para responder a desejos vizinhos. O risco é perder a coerência da marca. O terceiro é escalar alargando a oferta até ao mercado amplo, o que muitas vezes destrói exatamente aquilo que a tornava forte.
Para quem pensa em modelos replicáveis, incluindo formas de expansão em rede, a pergunta decisiva é se o desejo que sustenta a oferta é transferível ou se está colado a uma pessoa, a um lugar ou a um momento. Se estiver colado, a escala exige repensar a oferta. Se for transferível, a escala exige disciplina para não a diluir em nome da conveniência operacional.
O território também tem desejos
Quem gere um território, seja um município, uma região ou um polo de atividade, enfrenta uma versão desta mesma questão. É comum desenhar a oferta territorial a partir do que existe: paisagem, património, infraestruturas, tradição produtiva. Esta lista é real e valiosa, mas nem sempre responde ao desejo de quem poderia escolher viver, investir, visitar ou abrir uma empresa naquele lugar.
Perguntar que desejo concreto o território pode satisfazer, e para que subnicho de pessoas ou de empresas, obriga a escolhas incómodas. Talvez o território seja excelente para quem procura calma e ligação a uma atividade artesanal, e fraco para quem procura anonimato urbano. Assumir isso permite atrair quem encaixa e poupa recursos que de outro modo se gastariam a perseguir públicos que nunca ficariam.
Fica uma regra prática para ambos os mundos, o empresarial e o territorial: antes de ampliar a oferta, descrever em poucas frases quem a quer, o que sente quando a obtém e o que perderia se ela deixasse de existir. Se a descrição for vaga, o problema não está na comunicação, está no desenho. E uma pergunta final, para quem decide: a oferta atual foi construída a partir do que se tem ou do que alguém realmente deseja, e como se saberia a diferença?