Imaginem uma empresa que prepara uma proposta impecável para fornecer um produto a outra organização. A apresentação explica a qualidade, o preço e as possibilidades de crescimento. O comprador demonstra interesse. Só depois aparece uma pergunta simples: quem vai receber a entrega, em que horário e com que espaço disponível? O produto pode ser bom e a operação, naquela configuração, continuar inviável.
Este exemplo é construído, mas a questão que levanta é concreta: uma venda entre organizações precisa de caber no trabalho das pessoas que a vão executar. O acordo comercial não termina quando duas pessoas concordam com o valor da proposta. Precisa de encontrar quem encomenda, quem recebe, quem utiliza, quem confirma e quem resolve uma falha. Se estas funções ficam invisíveis, o entusiasmo inicial pode esconder trabalho que ninguém aceitou fazer.
Para mim, conhecer o cliente inclui conhecer essa circulação interna. Não como exercício de recolher cargos para uma apresentação, mas como forma de perceber onde a proposta ajuda e onde cria esforço. Uma solução que parece simples ao vendedor pode exigir alterações importantes na rotina de quem compra. A negociação ganha substância quando esse esforço entra na conversa antes do compromisso.
O comprador não representa sozinho toda a utilização
A pessoa que negoceia pode ter uma visão económica muito clara e não acompanhar a operação diária. Quem utiliza pode conhecer dificuldades que o comprador ainda não observou. Quem trata do pagamento pode precisar de elementos que nenhum dos dois mencionou. São perspetivas complementares, e não provas de que o cliente é desorganizado ou está a dificultar o processo.
Num exemplo hipotético de fornecimento regular a uma unidade de atendimento, a proposta teria de considerar a receção, o armazenamento e a utilização do produto. Se o fornecedor promete uma frequência que obriga a equipa a interromper continuamente outras tarefas, a facilidade apresentada numa reunião muda de significado no terreno. É preciso descobrir essa incompatibilidade enquanto ainda se pode ajustar a solução.
Isso exige perguntas que não se limitem a saber se existe interesse. Como é feito o trabalho hoje? Onde surge o problema que a proposta pretende resolver? Quem precisa de alterar uma rotina para a solução funcionar? Que informação falta para decidir? Uma resposta vaga não deve ser preenchida com uma suposição conveniente. Deve originar uma verificação proporcional à importância do ponto em aberto.
A proposta precisa de tornar visível o esforço
Não basta descrever o que o fornecedor entrega. Importa explicitar o que a utilização pede ao cliente. Pode haver necessidade de disponibilizar espaço, formar pessoas, confirmar quantidades ou nomear um contacto. Estas condições não tornam a proposta menos atrativa por serem apresentadas com clareza. Permitem compará-la com alternativas e perceber se o benefício esperado justifica a mudança necessária.
O mesmo cuidado vale para o fornecedor. Uma promessa especial feita para fechar um acordo pode exigir uma exceção operacional permanente. Se essa exceção não foi discutida com quem a executa, a venda transporta uma dificuldade para outra equipa. O resultado pode ser um cliente que recebeu uma promessa legítima e uma operação que nunca teve condições para a cumprir. Nenhuma das partes ganha com esse desencontro.
Prefiro distinguir a prestação habitual, a adaptação possível e a condição ainda por validar. A primeira pode integrar a proposta com segurança. A segunda precisa de custo, responsabilidade e limite. A terceira não pode aparecer como capacidade confirmada. Esta separação não impede a ambição comercial. Dá à ambição uma base sobre a qual as pessoas conseguem trabalhar e responder umas às outras.
Experimentar faz sentido quando existe uma pergunta
Uma experiência inicial pode ajudar a testar a integração da solução. Mas convém saber o que se pretende aprender. Testar a aceitação do produto não responde automaticamente a dúvidas sobre frequência de entrega, capacidade de reposição ou trabalho administrativo. Se a experiência mistura todas estas perguntas e não observa nenhuma com precisão, o seu resultado pode servir para justificar quase qualquer conclusão.
Escolheria um âmbito limitado, com condições conhecidas e uma conversa de avaliação previamente marcada. Perguntaria quem regista o que aconteceu e que ocorrências merecem atenção. Não é necessário transformar uma primeira utilização numa investigação pesada. É necessário evitar que uma impressão geral de satisfação substitua a observação das condições que determinarão a continuidade do acordo.
A objeção mais forte é comercial: fazer tantas perguntas pode atrasar a venda e criar resistência num cliente que quer rapidez. A objeção merece ser ouvida. O processo tem de acompanhar a complexidade e o risco da decisão. Não se exige o mesmo trabalho para uma compra simples e para uma prestação recorrente que altera várias rotinas. A rapidez torna-se útil quando elimina esforço desnecessário; torna-se perigosa quando apenas adia perguntas inevitáveis.
Uma falha precisa de encontrar um caminho de resposta
Mesmo com preparação, podem surgir problemas. A relação fica melhor protegida quando se sabe como comunicar uma ocorrência, quem pode decidir uma correção e como confirmar que a solução chegou a quem precisava dela. Um contacto comercial disponível é valioso, mas não substitui um percurso claro quando a situação exige ação de outras pessoas ou acontece fora da sua disponibilidade.
Também é importante distinguir a resolução do incidente da aprendizagem sobre a sua causa. Substituir uma entrega pode resolver a necessidade imediata. Perceber se houve uma especificação ambígua, uma previsão incorreta ou uma limitação operacional exige outra conversa. Se cada falha recebe apenas uma solução pontual, o trabalho pode repetir-se sem que o serviço se torne mais fiável.
Uma boa relação comercial permite trazer estas dificuldades para a mesa sem transformar toda a ocorrência numa ameaça ao contrato. Para isso, as partes precisam de partilhar informação suficiente e de respeitar os limites do que foi acordado. Não se trata de aceitar qualquer exigência do cliente. Trata-se de construir uma resposta que considere o problema real e a capacidade de cada lado.
Vender bem inclui imaginar a vida da proposta depois da assinatura. Quem recebe a entrega não participou necessariamente no entusiasmo da reunião, mas vai conviver com as consequências do acordo. Quero que essa pessoa encontre uma solução utilizável, condições compreensíveis e alguém que responda. O crescimento comercial ganha consistência quando o compromisso assumido consegue passar da conversa para o trabalho sem depender de um esforço invisível e permanente.
Lucas Atanazio é empresário e fundador da ATNZO.