Quase toda a empresa nasce de uma competência. Alguém sabe fazer bem uma coisa, empacota-a num serviço ou produto e vai ao mercado procurar quem a queira. É um caminho legítimo, e funciona enquanto a competência for rara. O problema surge quando a competência se banaliza e a empresa descobre que tem uma excelente capacidade de produção à procura de uma razão para ser comprada.
A inversão que se discute aqui é simples de enunciar e difícil de executar: em vez de partir do que a empresa sabe fazer, partir do que um grupo muito específico de pessoas ou organizações deseja, e só depois perguntar como organizar a oferta para o satisfazer. O desejo vem primeiro, a estrutura vem depois. Parece uma questão de ordem, mas altera o centro de gravidade de toda a gestão.
Este texto não avalia nenhum método em particular. Usa a ideia como pretexto para pensar numa pergunta que qualquer gestor deveria conseguir responder sem hesitar: a minha oferta existe porque alguém a quer, ou porque eu a sei fazer?
O que é, de facto, um subnicho
Convém começar por limpar o termo. Um subnicho não é apenas um segmento pequeno. É um grupo em que as pessoas partilham uma situação concreta, um problema recorrente e uma linguagem própria para o descrever. O tamanho é consequência, não definição. Um segmento pequeno mas heterogéneo continua a ser uma coleção de gente diferente a quem se vende o mesmo com esperança.
Imagine-se, num caso hipotético e genérico, uma pequena empresa de formação. Se se dirige a profissionais em geral, tem de falar de forma abstrata, porque cada pessoa trabalha em contextos distintos. Se se dirige a responsáveis de pequenos negócios familiares que enfrentam a passagem de testemunho entre gerações, pode falar das tensões reais dessa situação, dos erros típicos, das conversas que ninguém quer ter. A segunda oferta é mais estreita, mas é muito mais legível para quem a lê.
O critério prático é este: consegue descrever o seu cliente ideal com detalhe suficiente para que ele se reconheça no retrato sem lhe dizer o nome? Se a resposta for não, ainda não há subnicho, há apenas um rótulo de marketing.
Desejo não é necessidade, e a diferença custa dinheiro
Aqui está a parte que muitas equipas atravessam depressa demais. Necessidade é aquilo de que alguém precisa; desejo é aquilo que alguém quer ativamente e está disposto a mover-se para obter. Uma pessoa pode precisar de organizar as finanças e nunca o fazer. Pode desejar sentir-se segura e procurar ativamente quem lho prometa de forma credível. A oferta que parte da necessidade tende a ter de convencer; a que parte do desejo é procurada.
Há um mecanismo económico por detrás disto. Quando a oferta responde a um desejo claro, o cliente compara menos. Não porque não haja alternativas, mas porque o critério de escolha deixa de ser o preço e passa a ser a adequação. A margem de manobra na formação de preços nasce daí, e não de um truque de posicionamento. Quanto mais a oferta se parece com uma mercadoria, mais a concorrência se joga apenas no custo.
Mas o desejo tem uma armadilha: é fácil confundi-lo com a opinião que as pessoas expressam quando lhes perguntam o que querem. O que dizem em abstrato e o que escolhem quando enfrentam uma decisão real nem sempre coincidem. O desejo verdadeiro observa-se em comportamento: o que procuram, onde hesitam, o que abandonam a meio, o que recomendam sem que ninguém peça.
Da escuta à estrutura: o que muda dentro da empresa
Estruturar a oferta a partir do desejo implica decisões que custam. A primeira é recusar clientes. Uma oferta desenhada para um subnicho será pouco atraente para quem está fora dele, e isso tem de ser aceite como feature, não como defeito. Muitos gestores falham aqui, porque o medo de perder uma venda possível os leva a diluir a proposta até ela já não servir ninguém em profundidade.
A segunda decisão é a composição da oferta. Se o desejo do subnicho é, por exemplo, reduzir a incerteza numa fase específica de vida do negócio, então a oferta não pode ser um produto isolado. Terá de combinar o que é necessário para que essa incerteza efetivamente diminua: conteúdo, acompanhamento, ferramentas, talvez uma comunidade de pares. A estrutura passa a ser definida pelo resultado desejado, não pela linha de produtos que já existia.
A terceira decisão toca a organização interna. Uma empresa que vende competências organiza-se por competências. Uma que vende resultados a um subnicho organiza-se em torno da jornada desse cliente. Isto muda quem fala com quem, que indicadores se acompanham e até que talentos se contratam. É por isso que a mudança raramente é apenas comercial; é uma reconfiguração de gestão.
Para quem gere um território, a lógica transpõe-se. Em vez de promover genericamente uma região para todos os públicos possíveis, pode perguntar-se que tipo de pessoa ou de negócio tem um desejo muito concreto que aquele território, e só ele, consegue satisfazer. A atração deixa de ser um cartaz amplo e passa a ser uma proposta específica, com consequências para o que se constrói, se simplifica e se recusa.
Regras práticas e a pergunta que fica
Algumas regras para testar se a oferta nasce do desejo ou apenas da competência. Primeira: consegue explicar a oferta usando as palavras que o cliente usa, e não o vocabulário interno da empresa? Segunda: sabe dizer a quem a oferta não se destina, e porquê? Terceira: se retirasse um componente da oferta, o cliente sentiria falta do resultado ou apenas de uma funcionalidade? Quarta: as suas decisões de investimento seguem a jornada do cliente ou a conveniência dos departamentos?
Há também um risco simétrico que merece ser dito. Um subnicho demasiado estreito pode esgotar-se, e a dependência de um único desejo expõe a empresa a mudanças de contexto. A resposta prudente não é voltar à generalidade, mas desenhar adjacências: grupos próximos que partilhem parte do mesmo desejo, de modo a crescer por extensão e não por dispersão.
Resta a pergunta que muda a leitura de tudo o que atrás ficou. Se amanhã a competência central da sua empresa se tornasse banal, haveria ainda um grupo de pessoas que a procuraria pelo que ela representa para o seu desejo? E, se não houver, o que teria de mudar na forma como ouve, escolhe e recusa, para que haja?