Master Franchisee InsightsExpansão internacional e operações em rede
Análise da redação

Quem desenha a oferta: o desejo de quem compra ou a conveniência de quem vende?

Redação Master Franchisee Insights · 27 de outubro de 2026

Quase toda a empresa afirma que parte do cliente. Poucas partem de facto. A maioria começa pelo que sabe fazer, pelo que já tem em armazém, pelo que a equipa domina, e só depois procura quem queira comprar. É um caminho legítimo e muitas vezes eficaz no início, mas tem um custo escondido: a oferta fica moldada pela conveniência interna, e o mercado é tratado como um recetor que deve ser convencido.

Estruturar a oferta a partir do desejo inverte a ordem. Em vez de perguntar o que podemos vender, pergunta-se o que as pessoas procuram resolver, sentir ou alcançar, e só depois se desenha o que a empresa tem de ser para responder a isso. A formulação soa a lugar-comum, mas as suas consequências práticas são exigentes, porque obrigam a rever o produto, a comunicação, a operação e até a forma de crescer.

Este texto usa o tema apenas como ponto de partida para uma reflexão. Não se pronuncia sobre nenhum método em particular, nem sobre os resultados de quem o aplique. Interessa-nos o raciocínio de fundo e o que ele implica para quem gere uma empresa ou um território.

A diferença entre desejo, necessidade e procura

Convém separar três coisas que se confundem com facilidade. A necessidade é aquilo sem o qual a pessoa não passa. A procura é o que se manifesta em compras, pesquisas e pedidos. O desejo é o que está por trás: uma aspiração, um receio, uma identidade que a pessoa quer confirmar. A procura é visível e mensurável; o desejo é inferido, e por isso mais difícil e mais valioso.

Pense-se num caso hipotético e genérico: um negócio de alimentação que vende refeições prontas. A procura declarada é por comida rápida. O desejo subjacente pode ser tempo recuperado ao fim do dia, ou a sensação de cuidar da família sem culpa. Dois concorrentes com a mesma ementa podem ocupar posições muito diferentes consoante leiam uma coisa ou outra. Um compete em rapidez e custo; o outro constrói confiança e rotina.

O mecanismo é este: quem lê apenas a procura entra numa disputa por comparação direta, em que o diferencial tende a ser o preço. Quem lê o desejo pode oferecer algo que não se compara linha a linha, porque responde a uma motivação que o concorrente nem identificou. A leitura do desejo é, portanto, uma forma de escapar à comoditização.

O que muda dentro da empresa

Partir do desejo não é um exercício de marketing isolado. Se a oferta muda, tudo o que a sustenta é posto em causa. A seleção do que se vende, a ordem em que se apresenta, a promessa implícita, o tipo de atendimento, a embalagem, o prazo, o pós-venda. Uma oferta desenhada a partir de uma aspiração só se sustenta se a operação a conseguir entregar de forma consistente.

É aqui que muitas iniciativas falham. A equipa comercial passa a prometer algo que a produção não consegue cumprir, ou a comunicação sugere uma experiência que o ponto de venda não proporciona. O desejo funciona como uma promessa, e promessa não cumprida gera uma desilusão maior do que a de um produto simplesmente medíocre, porque criou uma expectativa mais alta.

Uma regra prática: antes de ajustar a mensagem, desenhe-se o percurso completo de quem compra, do primeiro contacto ao uso e à eventual recompra, e identifique-se onde o desejo declarado se pode quebrar. Se houver um ponto em que a empresa não consegue sustentar o que insinuou, esse é o primeiro a corrigir, antes de investir em alcance.

Escala, replicação e o risco de diluir o essencial

Para quem pensa em crescer, sobretudo através de modelos replicáveis como a franquia, a questão agrava-se. Uma oferta construída a partir de um desejo específico tem coerência quando é executada por quem a compreende. Quando passa a ser reproduzida por terceiros, o risco é que se copie a forma e se perca a intenção. O que era uma resposta a uma aspiração torna-se uma lista de procedimentos.

A pergunta decisiva para quem quer escalar é: o que, nesta oferta, é transmissível e o que depende de uma sensibilidade difícil de ensinar? Se o essencial reside numa leitura fina do cliente, então a replicação exige formação, critérios de decisão e margem de adaptação local, e não apenas manuais. Se o essencial reside num processo bem definido, a replicação é mais simples, mas a diferenciação também tende a ser mais frágil.

Há ainda uma tensão entre a uniformidade, que facilita o controlo, e a adaptação, que respeita desejos que variam de um lugar para outro. Quem gere uma rede tem de decidir o que é inegociável e o que pode variar. Sem essa fronteira clara, ou a rede perde identidade, ou perde relevância local.

O território também tem desejos

O raciocínio não se limita às empresas. Quem gere um território, seja um município, uma região ou uma zona de atividade económica, enfrenta uma versão da mesma escolha. Pode definir a sua oferta a partir do que tem, edifícios, terrenos, tradições, ou a partir do que as pessoas e as empresas que quer atrair procuram. Quem quer fixar jovens, receber investimento ou revitalizar um centro urbano precisa de saber que aspirações pretende servir.

Num caso ilustrativo e genérico, um território com património e paisagem pode comunicar o que possui, ou perguntar que vida quer proporcionar a quem lá viver ou trabalhar. A segunda via obriga a olhar para habitação, mobilidade, serviços, oportunidades de emprego e ambiente de negócios como partes de uma mesma oferta. A promessa só é credível se o conjunto a sustentar.

A mesma armadilha reaparece: prometer uma identidade que o quotidiano não confirma. Um território que se apresenta como lugar de oportunidade e depois falha nas condições básicas de quem chega gera descrença rápida. A coerência entre o que se diz e o que se entrega é, também aqui, o verdadeiro ativo.

Fica uma pergunta para quem decide: se amanhã cada cliente, residente ou investidor pudesse descrever em voz alta o que realmente procura ao escolher o que a sua organização oferece, a descrição coincidiria com a oferta que construiu, ou com aquela que lhe foi mais cómodo construir?

Atualizado em 2026-10-27

Análise propositiva da redação; os critérios apresentados são gerais e não substituem um diagnóstico documentado de cada situação.