Master Franchisee InsightsExpansão internacional e operações em rede
Análise da redação

Quando a oferta nasce do desejo e não do catálogo

Redação Master Franchisee Insights · 27 de outubro de 2026

Grande parte das empresas constrói a oferta de dentro para fora. Parte do que sabe fazer, do que tem em armazém, do que a equipa domina, e só depois procura quem compre. É um caminho natural, porque o conhecimento interno é concreto e o mercado é incerto. Mas tem um custo escondido: obriga o cliente a traduzir a sua necessidade para a linguagem do fornecedor.

A ideia de estruturar a oferta a partir do desejo inverte esse percurso. Em vez de perguntar o que podemos vender, pergunta o que as pessoas procuram alcançar, evitar ou sentir quando chegam até nós. Aqui não interessa avaliar nenhum método em particular. Interessa usar a ideia como pretexto para uma questão de gestão que qualquer empresário ou responsável de território enfrenta: o que organiza, de facto, a nossa proposta de valor?

A resposta a essa pergunta decide preços, canais, comunicação, contratação e até o tipo de parceiros com quem vale a pena trabalhar. Por isso merece mais do que uma frase num documento de estratégia.

Desejo não é o mesmo que pedido

Um erro frequente é tratar desejo como sinónimo de pedido explícito. O pedido é o que o cliente diz; o desejo é o que o move. Quem entra numa oficina a pedir uma revisão quer, no fundo, previsibilidade e sossego. Quem contrata uma consultoria quer, muitas vezes, reduzir o risco de decidir sozinho. Se a oferta responder só ao pedido, compete por preço com todos os que respondem ao mesmo pedido. Se responder ao desejo, passa a competir noutro terreno.

Pense-se num caso hipotético e genérico: uma pequena empresa de serviços de manutenção para outras empresas descreve a sua oferta por tipos de intervenção. O cliente, porém, não compra intervenções; compra a ausência de paragens inesperadas. Reformular a oferta em torno dessa ausência obriga a repensar o contrato, o acompanhamento, a forma de reportar e até a maneira de medir o próprio trabalho. A atividade técnica pode ser a mesma, mas a estrutura da proposta muda por completo.

A dificuldade está em distinguir um desejo estável de uma moda passageira. Um desejo estável sobrevive a ciclos de preço e de tendência; uma moda desaparece quando muda o contexto. Uma boa pergunta de teste é esta: se o produto concreto deixasse de existir amanhã, o desejo continuaria a ter de ser satisfeito de alguma forma? Se sim, há matéria para construir uma oferta duradoura.

Do desejo à arquitetura da oferta

Identificar o desejo é a parte intelectualmente mais atraente, mas o trabalho difícil é traduzi-lo em arquitetura. Uma oferta estruturada a partir do desejo precisa de uma sequência coerente: o que o cliente encontra primeiro, o que experimenta depois, o que o faz regressar. Cada etapa deve reforçar a mesma promessa implícita, sem a contradizer por razões internas de conveniência.

É aqui que muitas organizações tropeçam. O departamento comercial promete uma coisa, a operação entrega outra e o pós-venda resolve uma terceira. Quando a oferta nasce do catálogo, essa fragmentação passa despercebida, porque cada área responde pelo seu produto. Quando nasce do desejo, a fragmentação torna-se visível, porque o cliente avalia a experiência inteira e não as partes.

Para quem pondera crescer por replicação, seja com unidades próprias ou com terceiros, há uma consequência prática. Uma oferta ancorada no desejo é mais fácil de explicar e de transmitir do que uma lista de produtos, porque dá critério para decidir em situações imprevistas. Quem opera uma unidade distante, perante um caso não previsto no manual, precisa de saber que resultado persegue, e não apenas que procedimento seguir. A clareza sobre o desejo servido funciona como regra de decisão descentralizada.

O que isto muda para um território

A mesma lógica aplica-se a quem gere um município, uma região ou uma associação empresarial. Muitos territórios organizam a sua promoção a partir do inventário: monumentos, produtos, paisagens, infraestruturas. É um catálogo, e como todos os catálogos corre o risco de ser intercambiável com o do vizinho.

Partir do desejo obriga a perguntar o que procuram, de facto, as pessoas que podem escolher viver, investir, trabalhar ou visitar esse lugar. Pode ser tempo, segurança, pertença, oportunidade de crescer, acesso a uma rede de contactos. Essas motivações raramente coincidem com a lista de ativos que o território já tem, e a distância entre uma e outra é onde estão as decisões de política económica local: que serviços reforçar, que atividades atrair, que obstáculos administrativos retirar.

Há ainda uma questão de emprego. Um território que organiza a oferta em torno de um desejo claro tende a atrair atividades coerentes entre si, e essa coerência cria cadeias locais de fornecimento e competências partilhadas. Um território que acumula atividades sem fio condutor dispersa recursos e dificulta a formação de mão de obra especializada. A pergunta de fundo é a mesma que para uma empresa: o que organiza a nossa proposta?

Regras práticas e uma pergunta para levar

Algumas regras simples ajudam a pôr a ideia à prova sem a transformar em dogma. Primeiro, descrever a oferta sem mencionar nenhum produto ou serviço concreto; se a descrição se desfizer, a proposta assenta apenas no catálogo. Segundo, ouvir clientes que se perderam, e não apenas os fiéis, porque o desejo não satisfeito é mais visível em quem partiu. Terceiro, verificar se cada área interna consegue explicar, nas suas palavras, o desejo servido; discordâncias aqui anunciam incoerência futura.

Quarto, aceitar que o desejo muda, e que a oferta deve ter pontos de revisão definidos, em vez de esperar que a queda de resultados force a mudança. Quinto, resistir à tentação de apresentar como desejo aquilo que é apenas uma justificação elegante para o que a empresa já fazia. É um risco real: a linguagem do desejo pode tornar-se um verniz sobre decisões tomadas por inércia.

Fica então uma pergunta para quem gere uma empresa ou um território: se retirasse da sua proposta todos os nomes de produtos, serviços e ativos, o que restaria como razão para alguém o escolher? Se a resposta for difícil de formular, talvez o trabalho mais urgente não seja vender mais, mas perceber melhor aquilo que, afinal, está a ser procurado.

Atualizado em 2026-10-27

Análise propositiva da redação; os critérios apresentados são gerais e não substituem um diagnóstico documentado de cada situação.