Master Franchisee InsightsExpansão internacional e operações em rede
Análise da redação

Quando a oferta nasce do desejo e não do catálogo: o que muda na gestão

Redação Master Franchisee Insights · 27 de outubro de 2026

Quase toda a empresa diz que parte do cliente. Poucas partem, de facto, do desejo do cliente. A diferença não é semântica: é uma decisão de ordem de trabalho. Numa empresa que parte do catálogo, primeiro existe o produto, depois procura-se quem o queira, e o marketing funciona como tradutor de uma coisa já feita para a linguagem de um público que ainda não pediu nada. Numa empresa que parte do desejo, primeiro se compreende o que as pessoas procuram resolver, sentir ou alcançar, e só depois se desenha aquilo que será vendido.

Este tema merece análise porque a tentação de começar pelo que já se sabe fazer é enorme. Fazer o que se domina é confortável, mensurável e rápido. Perguntar o que as pessoas realmente querem é lento, ambíguo e por vezes humilhante, porque a resposta pode contrariar meses de trabalho. Mas é nessa fricção que se joga a diferença entre uma oferta que precisa de ser empurrada e uma oferta que é puxada.

A pergunta que organiza o resto da reflexão é simples: quando uma empresa estrutura a sua oferta, quem manda na sequência, a capacidade interna ou a procura que ainda não foi formulada em voz alta?

Desejo, necessidade e procura: três coisas que se confundem

Convém separar conceitos que o dia a dia mistura. A necessidade é aquilo que a pessoa não consegue dispensar. A procura é aquilo que já se traduz em pedidos concretos, com forma de produto ou serviço reconhecível. O desejo é anterior a ambas: é a tensão entre a situação atual e a situação imaginada, muitas vezes difícil de nomear e raramente expressa em linguagem de mercado.

Quem estuda apenas a procura observa o passado, porque a procura só existe depois de alguém ter oferecido algo que a tornou visível. Quem trabalha o desejo tenta chegar antes, ouvindo aquilo que as pessoas dizem sem dizer: as queixas repetidas, os improvisos que fazem para contornar um problema, os atalhos que inventam, as comparações que fazem sem querer. Um desejo mal compreendido gera ofertas bonitas e vazias. Um desejo bem compreendido gera ofertas que parecem óbvias depois de existirem.

Há aqui um risco que deve ser dito com clareza. Partir do desejo não é prometer tudo a toda a gente, nem seguir cada capricho de quem fala mais alto. O desejo, para ser útil à gestão, tem de ser interpretado, não apenas recolhido. Entre o que o cliente diz querer e o que a empresa consegue entregar com qualidade existe um trabalho de tradução que é, em si, uma competência estratégica.

Do desejo à estrutura da oferta: o mecanismo

Imagine-se, num caso hipotético e genérico, uma pequena empresa de serviços que sempre vendeu pacotes fechados, cada um com o seu nome e a sua lista de componentes. Os clientes escolhem o pacote mais próximo do que precisam e depois reclamam, discretamente, que metade não lhes serve. A empresa conclui que precisa de mais pacotes. Resultado: um catálogo cada vez mais extenso, uma equipa cada vez mais confusa e uma comunicação cada vez menos clara.

Se a mesma empresa invertesse o raciocínio, começaria por perguntar que mudança concreta o cliente procura na sua vida ou no seu negócio. Descobriria talvez que três ou quatro desejos de fundo explicam a maioria das compras, e que os pacotes antigos eram apenas combinações arbitrárias de componentes que respondiam a esses desejos de forma desigual. A oferta passaria então a organizar-se em torno de resultados pretendidos, e não de listas de entregáveis.

O mecanismo, em termos de gestão, tem três passos. Primeiro, identificar o desejo dominante de cada tipo de cliente. Segundo, desenhar o percurso mínimo que o leva do ponto de partida ao ponto desejado. Terceiro, decidir o que fica dentro da oferta e o que fica de fora. Este último passo é o mais negligenciado, e é onde a disciplina se prova: uma oferta estruturada a partir do desejo é, quase sempre, mais curta do que a oferta que a antecedeu.

Marca, escala e territórios: onde a ideia ganha consequências

A marca é, em boa parte, a memória coletiva de um desejo satisfeito. Quando uma empresa parte do desejo, a marca deixa de ser um conjunto de símbolos e passa a ser uma promessa legível: quem a vê sabe que tipo de transformação pode esperar. Isto tem um efeito prático relevante na escala. Um modelo de negócio que se replica, seja por franchising, por licenciamento ou por simples multiplicação de unidades, só se replica bem se aquilo que está a ser copiado for claro. Copiar um catálogo é fácil e frágil. Copiar uma lógica que parte do desejo exige método, formação e critério, mas produz consistência.

A mesma ideia aplica-se a territórios. Uma região que pretende atrair investimento, talento ou visitantes costuma começar pelo inventário daquilo que tem: paisagem, património, infraestruturas, incentivos. É o catálogo do território. A pergunta alternativa é que desejo concreto de que tipo de pessoa ou de empresa este lugar pode realmente satisfazer, e melhor do que outros. O território que responde a esta pergunta com honestidade tende a comunicar menos, mas com mais precisão, e a escolher os seus públicos em vez de os aceitar todos.

Em economia real, isto toca o emprego de forma direta. Ofertas locais ancoradas num desejo bem compreendido criam atividades com procura mais estável e menos dependentes de ciclos de promoção. Ofertas locais construídas apenas a partir do que já existe tendem a competir por preço, o que raramente sustenta salários dignos nem investimento em qualificação.

Regras práticas e uma pergunta para levar

Para quem gere uma empresa ou um território, algumas regras decorrem do raciocínio anterior. A primeira: antes de lançar ou reformular uma oferta, escrever numa frase o desejo que ela serve, e testar se essa frase faz sentido para alguém que não trabalha na casa. A segunda: sempre que se acrescenta um elemento à oferta, perguntar a que desejo responde, e retirá-lo se a resposta for vaga. A terceira: separar o que o cliente pede do que o cliente quer, e dar espaço na equipa a quem sabe fazer essa distinção.

Há ainda uma regra de prudência. Partir do desejo não dispensa a análise de viabilidade. Um desejo legítimo pode não ser economicamente servível naquele momento, naquela escala ou com aquela estrutura de custos. A boa gestão não consiste em perseguir todos os desejos, mas em escolher aqueles que a organização consegue satisfazer de forma repetível e rentável. A ordem é que muda: primeiro o desejo, depois a viabilidade, e só então a forma da oferta.

Fica uma pergunta final para quem lê e decide. Se amanhã retirasse da sua oferta tudo aquilo que existe apenas porque sempre existiu, o que restaria e que desejo concreto de quem ficaria por servir? A resposta, mesmo que incómoda, costuma ser o melhor ponto de partida para o próximo ciclo de decisões.

Atualizado em 2026-10-27

Análise propositiva da redação; os critérios apresentados são gerais e não substituem um diagnóstico documentado de cada situação.