Há uma tentação recorrente em quem gere: quando o resultado não aparece, cria-se algo novo. Uma linha de produto, uma campanha, uma marca paralela, um projeto com nome próprio. A novidade dá a sensação de movimento, e o movimento é muitas vezes confundido com progresso. Raramente se pergunta o que já existe, está pago, está testado e está a ser subaproveitado.
Este texto parte de uma questão de fundo, independente de qualquer caso concreto: o que muda quando uma organização decide planear um período curto e definido, alinhar as suas várias frentes a um critério estratégico comum e, antes de comprometer recursos novos, esgotar o que já tem em catálogo? A resposta tem consequências para quem dirige uma empresa e para quem gere um território, porque o mecanismo é o mesmo: escassez de atenção, de capital e de tempo.
Não se trata de defender imobilismo. Trata-se de ordenar as perguntas. A primeira não deve ser o que podemos criar, mas o que já temos que ainda não foi plenamente usado.
O horizonte curto como instrumento de disciplina
Planear num horizonte curto tem uma virtude que o planeamento longo dificilmente oferece: obriga a escolher. Quando o prazo é largo, cabe tudo no plano, porque nada tem de ficar pronto já. Quando o prazo é curto, cada iniciativa compete com as outras por um recurso muito concreto, que é a capacidade de execução da equipa nessa janela.
O mecanismo é simples. Um horizonte curto converte intenções em compromissos verificáveis. Quem planeia por períodos reduzidos é forçado a definir o que será observável no fim: uma decisão tomada, um canal testado, uma oferta reposicionada, uma conclusão sobre o que funcionou. Sem esse ponto de verificação, o plano torna-se uma lista de desejos.
Há, porém, um risco simétrico. O horizonte curto, mal usado, produz ativismo: muitas ações pequenas, sem direção comum, que consomem a equipa e não acumulam nada. É por isso que o curto prazo só funciona quando está subordinado a um critério estratégico estável. O período é curto, mas a bússola não muda de semana para semana.
Uma regra prática: antes de aprovar qualquer ação do período, exigir que quem a propõe diga, numa frase, que decisão maior ela serve. Se não conseguir, a ação provavelmente é entretenimento operacional.
Alinhar frentes: quando cada área joga o seu jogo
Em empresas com várias frentes de atividade, o problema mais comum não é a falta de talento, é a falta de alinhamento. Cada frente desenvolve a sua linguagem, os seus indicadores e as suas prioridades. Individualmente, todas parecem racionais. Em conjunto, dispersam a marca e diluem a mensagem.
Imagine-se, num caso hipotético e genérico, uma empresa com três frentes: uma mais institucional, outra mais comercial e uma terceira mais experimental. Cada uma toma decisões de comunicação, de oferta e de parcerias sem consultar as restantes. O cliente, do lado de fora, percebe três promessas ligeiramente diferentes e conclui que a empresa não sabe bem o que é. O custo não aparece em nenhuma rubrica, mas existe: é a perda de clareza.
Alinhar não significa uniformizar. Significa que as frentes partilham um critério de decisão: a que cliente servimos, que problema resolvemos melhor do que os outros, que coisas recusamos fazer. Quando esse critério existe e é conhecido, a autonomia das áreas deixa de ser um risco e passa a ser uma vantagem, porque cada uma decide depressa sem se afastar do essencial.
A pergunta que revela o grau de alinhamento é incómoda mas eficaz: se pedirmos a responsáveis de áreas diferentes que descrevam, separadamente, a prioridade do momento, as respostas coincidem? Se não coincidem, o problema não está na execução. Está na definição.
O catálogo existente: ativo esquecido ou dívida disfarçada
Aproveitar o que já existe parece uma ideia modesta, mas é frequentemente a decisão mais rentável e a menos praticada. Um catálogo, seja de produtos, de serviços, de conteúdos ou de relações, representa trabalho já feito, aprendizagem já paga e, muitas vezes, confiança já construída. Ignorá-lo para começar do zero é, na prática, deitar fora capital.
Mas convém ser honesto: nem tudo o que existe é ativo. Há itens de catálogo que se mantêm por inércia, que ninguém procura, que consomem atenção e não geram retorno. Esses são uma dívida disfarçada. A disciplina consiste em separar, com critério, o que tem valor latente do que apenas ocupa espaço.
Um método simples é classificar cada elemento em três categorias. O que funciona e merece mais exposição. O que tem potencial mas está mal apresentado ou mal ligado ao cliente certo. O que já cumpriu a sua função e deve ser retirado. A maior parte do ganho costuma estar na segunda categoria, onde o problema não é a qualidade do que se tem, mas a forma como chega a quem precisa.
Para quem gere um território, a lógica é idêntica. Antes de planear novas infraestruturas, eventos ou marcas de destino, vale perguntar que equipamentos, tradições e redes locais já existem e estão subutilizados. O aproveitamento do que está construído tem um custo de oportunidade muito menor do que a criação de algo novo, e gera emprego e dinamismo sem exigir que se espere pela próxima grande obra.
A regra prática é esta: nenhuma criação nova deve ser aprovada sem que alguém demonstre, por escrito, porque razão o que já existe não serve, e o que seria preciso mudar nisso para servir.
Antes de comprometer: a vantagem de adiar o gasto irreversível
Um dos elementos mais interessantes de planear um período sem comprometer, logo à partida, recursos que não se recuperam é o valor da opção. Quando se evita fechar cedo demais uma despesa irreversível, mantém-se a liberdade de ajustar com base no que se aprende. Em ambientes incertos, essa liberdade vale muito.
Isto não é prudência excessiva. É reconhecer que a informação chega depois da decisão, e que quem decide tarde demais perde oportunidades, mas quem decide cedo demais arrisca erros caros. O ponto de equilíbrio está em estruturar o plano de modo que as primeiras ações sejam reversíveis e baratas, e que os compromissos pesados só surjam quando há sinais suficientes de que valem a pena.
Na prática, isto traduz-se em sequenciar. Primeiro, testar com o que já se tem. Depois, ajustar a oferta e o público. Só então decidir se compensa investir mais. Quem inverte esta ordem paga o preço de aprender com o dinheiro dos outros, o que, neste caso, significa o seu próprio.
Fica uma pergunta para quem lê, seja gestor de uma empresa ou responsável por um território: se amanhã fosse obrigado a cumprir um período curto sem criar nada de novo, que ativos já seus poderia pôr a render melhor? E, mais importante, se a resposta lhe custa a encontrar, o que diz isso sobre o conhecimento que tem do que já possui?